Menu

Pesquisa de Autoavaliação Institucional para técnicos e docentes começa hoje (25)

A UFPR convida os servidores docentes e técnico-administrativos a responderem à pesquisa coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de Autoavaliação Institucional 2023, importante ferramenta gerencial que permite o autoconhecimento, planejamento e desenvolvimento institucional, com foco na melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa, extensão e saúde. A autoavaliação tem por lema: conhecer para aprimorar! 

A avaliação ficará disponível de 25/09/23 a 11/10/23 na Intranet, por meio do ícone “Formulários UFPR” do menu lateral esquerdo. O servidor também pode utilizar o link de acesso rápido, que o direcionará à pesquisa após efetuar o login na Intranet UFPR. 

Link de acesso rápido para servidores lotados no Complexo do Hospital de Clínicas: 

https://intranet.ufpr.br/formulario/cpa/pesquisas/chc2023 

Link de acesso rápido para os demais servidores: 

https://intranet.ufpr.br/formulario/cpa/pesquisas/ufpr2023 

Os dados de login são requeridos apenas para acesso à Intranet, de forma que o sistema valide o vínculo do respondente com a universidade (perfil de docente ou de técnico) e identifique apenas sua unidade de lotação (pró-reitoria, setor, superintendência ou equivalente), para fins de análise gerencial. No entanto, a identidade do servidor será preservada na apresentação dos resultados da pesquisa. 

Os temas da pesquisa para este ano de 2023 englobam as políticas para a: pós-graduação stricto sensu, pesquisa, iniciação científica, internacionalização, gestão de pessoas, gestão da instituição e sustentabilidade financeira. 

O instrumento de pesquisa destinado aos servidores lotados no Complexo do Hospital de Clínicas está organizado de acordo com a realidade do órgão, portanto, os temas abordados consideram as diretrizes do Sinaes e as condições e políticas pertinentes ao CHC. 

Sobre a Autoavaliação Institucional 

A Autoavaliação Institucional integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pelas avaliações externas da instituição, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes (Enade). 

O conjunto dessas avaliações visa garantir o padrão de qualidade da educação superior, e os resultados são utilizados nos atos de recredenciamento da instituição e de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação. 

Entenda melhor o Sinaes:

O Sinaes propõe que se considere, para fins da avaliação interna, dez dimensões integradas a cinco eixos avaliativos. A análise dos resultados e a proposição de ações deve ser trienal, cabendo a cada instituição organizar-se conforme sua realidade organizacional e condições de funcionamento. 

Por essa razão, em 2021, a CPA aprovou a organização dos eixos e dimensões também de forma trienal. A nova organização visa atender à proposta do Sinaes e melhorar o aprofundamento da avaliação das diversas políticas, programas e serviços institucionais, tornando os instrumentos de pesquisa menos cansativos e extensos. 

A divisão das dimensões do triênio 2021-2023 pode ser conferida nesta imagem: 

 

Universidade Federal do Paraná
CPA – Comissão Própria de Avaliação

Rua Ubaldino do Amaral, 321 - Térreo - Alto da Glória
80060-195 | Curitiba | PR
cpa@ufpr.br
41 3888-7751 e 41 98798-7739
Universidade Federal do Paraná
CPA – Comissão Própria de Avaliação

Rua Ubaldino do Amaral, 321 - Térreo - Alto da Glória
80060-195 | Curitiba | PR
cpa@ufpr.br
41 3888-7751 e 41 98798-7739

CPA nas Redes Sociais


CPA nas Redes Sociais