O que é a CPA?
Na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a CPA – Comissão Própria de Avaliação foi criada pela Resolução n.º 15/2005 do Conselho Universitário (Coun).
Sua função é coordenar os processos de avaliação interna da instituição, também chamada de Autoavaliação Institucional, e publicizar os resultados.
Os resultados alimentam o planejamento institucional, servem para prestar contas à sociedade e aprimorar a transparência das ações institucionais.
A CPA é composta por docentes, discentes, técnico-administrativos, representantes da sociedade civil e representantes da administração. Além destes atores, a CPA conta com um rede de Representantes Locais que atuam nas diversas unidades administrativas e acadêmicas da instituição.
Recentemente, o Coun aprovou a alteração do Regimento Interno da CPA por meio da Resolução n.º 09/2021.
Nesta ocasião, foi atualizada a estrutura de funcionamento, que contempla, além da CPA Central, as Representações e as Comissões Locais, bem como integrou-se a Secretaria Executiva de Avaliação Institucional (Seai), unidade administrativa de apoio e assessoria.
O que é Avaliação Institucional?
O processo de Avaliação Institucional divide-se em duas etapas principais:
Avaliação Interna ou Autoavaliação: considera a percepção da comunidade acadêmica e sociedade civil, levantando os indicadores de desempenho institucional em relação à estrutura fÃsica; à s polÃticas de gestão; à s polÃticas de ensino, pesquisa e extensão; e à responsabilidade social.
Avaliação Externa: realizada pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (Inep), compreende as Avaliações de Cursos e Instituições (visitas in loco) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Quais são as avaliações conduzidas pela CPA?
Organograma da CPA:
Carta de Serviços da CPA:
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