CPA disponibiliza à comunidade o relatório de autoavaliação 2023

Nesta quarta-feira (27), a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFPR enviou à Unidade de Regulação e Avaliação Institucional (Unirai/Copeg/Prograd) o Relatório de Autoavaliação Institucional 2023, que deverá ser depositado no e-Mec ainda nesta semana, conforme determinações legais.

O Relatório tem por objetivos: i. esclarecer à sociedade como foram conduzidos os processos avaliativos internos no ano de 2023; ii. analisar globalmente os resultados do triênio 2021-2023, contemplando todos os eixos e dimensões abordados; iii. analisar o cumprimento parcial do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2022-2026; e  iv. apresentar um plano de ações de melhorias à gestão, com base nos resultados do processo de autoavaliação, que traduzem tanto a percepção da comunidade interna (servidores e estudantes) participante das pesquisas da CPA ao longo do ano de 2023 quanto a análise dos gestores (coordenadores de curso, diretores de setor, pró-reitores, superintendente e equivalentes) sobre os resultados.

As ações de aprimoramento resultantes das análises de gestores podem ser conferidas em dois compilados: “Cursos de graduação” e “Setores, Pró-Reitorias, equivalentes”.

Com a entrega deste Relatório, a CPA fecha o ciclo avaliativo 2021-2023 e inicia o novo ciclo 2024-2026, contando novamente com o envolvimento de toda a comunidade da UFPR.

Objetivos das pesquisas da CPA:

As pesquisas aplicadas pela CPA são pautadas pela Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Além de cumprirem as normativas de regulação, as pesquisas e os respectivos resultados são disponibilizados para que a comunidade acadêmica faça uma reflexão de autoconhecimento da instituição, e para que os gestores conheçam os anseios e as percepções levantados nas pesquisas e, com isso, ajustem o planejamento interno, propondo ações que visem à melhoria das atividades, das políticas e dos procedimentos administrativos internos, fechando o ciclo de gestão Planejamento-Avaliação.

Avaliar é um direito do estudante e do servidor: direito de pensar a instituição e de ser ouvido!

O lema é “Conhecer para Aprimorar”, refletindo sobre como oferecer à comunidade ensino, pesquisa, extensão e gestão de qualidade e impacto na sociedade.