RELAÇÃO ENTRE A AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS TAES
As pesquisas de Autoavaliação Institucional são conduzidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos em educação é conduzida pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe).
A CPA fornece anualmente à Progepe, em atendimento à Resolução n.º 21/08-COPLAD, dois tipos de notas – Avaliação Setorial (AS) e Avaliação Institucional (AI) – que, juntamente com outros critérios, compõem a Avaliação de Desempenho dos servidores técnicos. Para efeito de cálculos, Setor é definido como uma unidade maior da UFPR, como o Gabinete do Reitor, as Pró-Reitorias, os campi avançados, o Complexo Hospital de Clínicas, a Suinfra e os setores acadêmicos propriamente ditos.
Essas duas notas são calculadas a partir dos resultados alcançados pela UFPR por meio das pesquisas de Autoavaliação Institucional, cuja participação de servidores docentes e técnicos e de alunos de graduação e pós-graduação é voluntária e anônima.
Na Avaliação de Desempenho, a AS e a AI correspondem, cada uma, a 10% da nota final do técnico.
NOTA DA AVALIAÇÃO SETORIAL (AS)
A nota da Avaliação Setorial (AS) mede os resultados alcançados por cada Setor, Pró-reitoria, Campus ou equivalente da UFPR, com base nos objetivos, metas e indicadores intermediários.
É composta de acordo com a pontuação recebida no eixo avaliativo da Pesquisa de Satisfação, considerando as respostas tanto de servidores técnicos quanto de docentes (usuários dos serviços), somados aos resultados da avaliação dos cursos de graduação e dos programas pós-graduação e iniciação científica e tecnológica, considerando as respostas dos alunos (usuários dos serviços) em relação à avaliação das secretarias dos cursos e programas e outras unidades que prestam atendimento direto a alunos, como bibliotecas, laboratórios, CASAS, Ouvidoria.
Na pesquisa da pós-graduação, também são consideradas as repostas dos docentes.
Na composição da nota final de cada setor, não são consideradas as respostas dos servidores técnicos da própria unidade.
NOTA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (AI)
Mede os resultados alcançados por toda a UFPR com base nos objetivos, metas e indicadores globais.
É composta pela média da pontuação dada por todos os respondentes (docentes, técnicos e alunos) aos serviços prestados por todas as unidades administrativas e acadêmicas, considerando todos os tipos de pesquisas aplicadas.
RESUMO ESQUEMÁTICO SIMPLIFICADO DAS UNIDADES AVALIADAS EM CADA UM DOS GRUPOS DE RESPONDENTES
DOCUMENTAÇÃO CORRELATA
Estabelece orientações quanto à metodologia de cálculo das notas da Avaliação Setorial (AS) e da Avaliação Institucional (AI) utilizadas na composição da nota final da Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos da UFPR.
Aprova o Programa de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Paraná.