O Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou, neste mês de outubro, uma nova resolução que altera o programa de avaliação de desempenho dos técnicos administrativos em educação.Â
Com a mudança, os conceitos de Avaliação Institucional (AI) e Avaliação Setorial (AS) — que até então eram calculados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) com base nos resultados da Avaliação Institucional — deixarão de integrar a nota de avaliação dos técnicos.Â
A medida representa uma conquista significativa para a categoria, que há tempos manifesta insatisfação em relação ao uso desses indicadores. Também é resultado do trabalho contÃnuo da CPA, que vem aprimorando, ao longo dos anos, os instrumentos e critérios de avaliação, sempre com foco na transparência, na participação democrática e na legitimidade dos processos de autoavaliação institucional.Â
Vale destacar que os resultados produzidos pela CPA têm caráter qualitativo e avaliam, de forma ampla e setorizada, as polÃticas de gestão da universidade. Portanto, não se destinam a medir o desempenho individual de servidores, o que justificou a revisão da metodologia adotada até então.Â
Ao excluir as notas da AI e da AS do cálculo da avaliação de desempenho, a UFPR passa a adotar uma prática alinhada a de outras universidades e institutos federais — como salientou a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas em matéria publicada no dia 13 de outubro de 2025. Acesse a Ãntegra:  Â
https://progepe.ufpr.br/nova-resolucao-sobre-avaliacao-de-desempenho-e-aprovada-pelo-coplad/Â